A simples menção da palavra ‘Igreja’ e a sigla LGBT na mesma frase (ou parágrafo, ou página) já é o suficiente para que alguns ânimos se acirrem. Ajudaria aqui lembrar que por trás da sigla existem pessoas – pessoas com o direito de existir, e o direito a ter desejos, e o direito a professar uma fé caso assim elas queiram.
O que não ajuda, em muitos casos, são as atitudes de setores da igreja, que preferem se valer da abordagem “nós contra eles” como visão de mundo, se esquecendo, por exemplo, que em Cristo não há “nós e eles”. Apenas “nós”.
Nós convidamos Thales Moura, do Conflictu Podcast, que desenvolveu sua dissertação de Mestrado acompanhando o movimento ‘Cores’ (na prática, o ministério LGBT da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte/MG) e a partir desse trabalho, conversamos sobre a inclusão LGBT na Igreja brasileira, os grandes desafios e caminhos que podem ser seguidos.
Notas do episódio:
- Movimento Cores
- Church Clarity
- O episódio envolvendo a igreja Hillsong New York e inclusão LGBT
- Murilo Araújo e o canal Muro Pequeno no Youtube
Recomendações do Thales:
Recomendações do Cedric:
Trilha sonora do episódio: “Memory Card Full” de Density & Time
Siga-nos no Twitter: (http://twitter.com/teolabcast) e no Facebook (http://fb.me/teolabcast).
Nós estamos no Spotify: https://open.spotify.com/show/1maPwRLSWGu5mHpGFDtvo0 e também no Deezer: https://www.deezer.com/br/show/376312
Estamos também no Telegram. Junte-se ao grupo de chat a partir do link https://t.me/joinchat/ANhaCU4gznQjoEjCU_T90A
Ou entre em contato conosco pelo e-mail teolabcast@gmail.com
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 1:32:33 — )
Subscribe: Apple Podcasts | RSS
Olá Leo e Cedric
Luz & Paz!
Sou um homem de 52 anos, espírita-cristão, palestrante e dirigente espírita dedicado ao acolhimento de pessoas que nos procuram no Centro Espírita Casimiro Cunha que é onde atuamos em BH.
Escuto vocês há algum tempo, gosto muito de ver as discussões aqui propostas e elas me auxiliam a entender ainda mais o movimento evangélico que transcende os neo pentecostais que nos invade diariamente pelo rádio e pela TV.
Gostei muito dessa discussão com o Thales, e quero lhes dizer que há muitas congruências entre o vivenciado por vocês e o movimento espírita. Faz-se necessário que aprendemos com o Cristo que primeiro se acolhe, depois continua-se acolhendo, e por final acolhe-se ainda. Ao contrário, ainda temos nos preocupado muito mais em fazer juízo de valor, o que é uma pena.
Obrigado pela abnegação e devotamento com que tocam esse podcast.
Fraternalmente,
Emerson Santos (@emersonamsantos)